Como fazer Planejamento Estratégico do seu ISP em 3 Passos

Como fazer Planejamento Estratégico do seu ISP em 3 Passos


– Olá, tudo bem?

Meu nome é Querello Tenczna, sou consultor da ENG|Consult, e nesse artigo vou trazer um assunto que impacta diretamente no crescimento do seu ISP ou a sua empresa.

Em conformidade com os requisitos da ISO 9001/2015, o Planejamento Estratégico e Analise de Riscos são fundamentais para chegarmos nos Objetivos e Metas definidos para todo o período.


Consultor - Querello Tenczna


Quer saber mais sobre o perfil profissional de Querello? Acesse o Linkedin:

https://www.linkedin.com/in/querello-tenczna/


Para implementar uma gestão eficiente você precisa, necessariamente, ter uma ferramenta para gerenciar o Plano de Ação que sua equipe desenvolverá durante o período. Nesse artigo usei como referência o ERP Voalle.


1. Qual é o primeiro passo?

(Definição da Filosofia Organizacional).

Vou tentar ser mais objetivo nesse primeiro passo, justamente para o artigo não ficar muito extenso.

Muitas empresas acabam criando a Missão, Visão e Valores da sua organização mas não divulgam para os colaboradores da empresa ou não entendem a conotação desses pilares. Já vimos várias empresas que acabam colocando somente no seu site institucional e não tem a menor ideia do que é. Serve apenas para “o inglês ver”.

Entendam que tudo começa na cultura da empresa, a definição da filosofia definirá quais pessoas estarão trabalhando ao seu lado e em conformidade com os propósitos do seu negócio. Esses mesmos propósitos que serão a base para seu Planejamento Estratégico.


2. Análise de Risco

Requisito obrigatório do Sistema de Gestão da Qualidade, é na análise de risco que observamos as oportunidades e ameaças do negócio, avaliando fontes externas e internas no cenário que a empresa se encontra.

Nesse artigo trago como referência a análise de riscos através da metodologia SWOT.

Fontes Externas ERP Voalle

Análise de Riscos – ISP Nativa Network (Referência no MS)

Considerando a metodologia desse ERP, após apontamento das fontes já mencionadas acima, o sistema traz um panorâmico real do posicionamento da empresa hoje no mercado. Conforme imagem abaixo:

 

 

Posicionamento Estratégico

Esse posicionamento estratégico dará subsídio para definição dos Objetivos e Metas que a empresa procurará durante o período do Planejamento. Note que quando realizamos o mapeamento estratégico enxergamos uma grande oportunidade no Desenvolvimento e Crescimento do negócio, e esse detalhe fica mais visível quando aplicamos corretamente a metodologia.


Depoimentos de Clientes:

– A realização do planejamento estratégico juntamente com a ENG|Consult permitiu que obtivéssemos mais organização na estrutura da empresa e clareza nos objetivos, permitindo elaborar planos de ação que nos rendesse padrão de qualidade e resultados excelentes – Michel Mendes | Coordenador de Operações da Nativa Network.


3. Definição do Objetivos e Metas e Plano de Ação

Para compreensão, nessa etapa vou dividir em 3 (três) etapas: A. B. e C.

A. OBJETIVOS: Nesse momento definimos os Objetivos a serem alcançados durante o período. Os objetivos precisam ser de grande impacto e claros para aos envolvidos e lideranças do projeto. Abaixo seguem alguns exemplos:

  • Implementar ISO 9001;
  • Aumentar valor de mercado da empresa;
  • Aumentar receitas;
  • Reduzir custos unitários;
  • Aumentar lucro ou lucratividade.

Lembrando que os objetivos aqui definidos serão as premissas para o PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO.

__________________________________________________________________________________________________

B. ESTRATÉGIAS: Após definirmos os objetivos trabalharemos as estratégias com as áreas envolvidas. Cada um no seu papel gerencial.
Exemplo: Para aumentar a receita X precisamos definir um Plano de Estratégia Comercial para o período.

__________________________________________________________________________________________________

C. PLANO DE AÇÃO: Após definir um Plano Comercial como estratégia, definiremos o Plano de Ação do projeto.
Exemplo: Repaginar os site institucional da empresa para trazer o posicionamento a marca.

  • Objetivo: 2. Atingir X de faturamento em Dez/2021.
  • Estratégia: 2.1 – Definição de Estratégia Comercial.
  • Plano de Ação: 2.1.1 – Repaginar o Site Institucional.

Lembrando que o Plano de Ação precisamos atender as seguintes premissas:

  • Como deverá ser realizado a tarefa?
  • Onde deverá ser realizado a tarefa?
  • Quando deverá ser realizado a tarefa?
  • Quem deverá realizar a tarefa?

É fundamental que durante o período, o gestor do Planejamento Estratégico monitore o andamento do Plano de Ação e faça a Comunicação entre as áreas. Esse papel é super importante para a evolução do projeto, e característico de um grande Gestor de Projetos.



COMPARTILHE:

WhatsApp
Facebook
Telegram
LinkedIn
Email