Esse é um assunto ainda novo no mercado de Provedores de Internet. Preocupados com a expansão de sua capacidade técnica e atendimento ágil às demandas dos clientes, muitos ISPs acabam não priorizando a gestão da qualidade de sua empresa.
Mas, aqui pode estar o segredo para a expansão: empresas que investem em gestão da qualidade conquistam uma vantagem competitiva no mercado. Continue com a gente e descubra o porquê.
Com foco na melhoria contínua de processos e serviços, a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) impacta diretamente em todo o organograma de um negócio. Isso porque é preciso rever, readequar e mensurar todos os processos – da gestão do estoque à experiência do cliente.
Para que isso ocorra, e alcance o sucesso esperado, é preciso alto engajamento da equipe envolvida. Serão eles que farão a manutenção do sistema, garantindo que todos os processos documentados e revisados, previamente, sejam seguidos.
Alguns índices passam a ser acompanhados com a implementação de um sistema de qualidade, garantindo a eficácia dos processos. São eles:
- Índice de treinamento
- Índice de conformidade
- Índice suporte
- Índice de Pesquisa e Satisfação
Além disso, o SGQ prevê a realização de análises de riscos, ou seja, o mapeamento dos pontos críticos que podem impactar negativamente um projeto ou processo, garantindo que haja planos de remediação ao dano.
Gestão da Qualidade x Sistemas de Gestão: qual a relação?
As empresas que contam com um sistema de gestão, ou ERP, possuem um diferencial na implementação da gestão da qualidade. Pois, nele é possível centralizar informações e aspectos importantes, seguindo os princípios como:
- Engajamento: as pessoas que fazem parte da organização devem estar engajadas com o propósito do negócio. Para isso, é importante que elas tenham clareza sobre a filosofia (missão, visão, valores) da empresa, além de objetivos e metas. É possível registrar essas informações em um ERP que conte com módulos estratégicos.
- Abordagem de processos e melhoria contínua: toda a organização deve estar centrada na melhoria contínua de seus processos, garantindo resultados consistentes e previsíveis. Com um ERP, é possível registrar os processos, e identificar onde ocorrem gargalos, além de monitorar os resultados.
- Raciocínio baseado em risco: com os riscos mapeados, é possível traçar planos de ação para evitá-los ou superá-los. Com um ERP, é possível realizar análise de risco por meio de matriz SWOT, por exemplo.
- Foco no cliente: garantir atendimento e satisfação do cliente, da negociação ao pós-venda, registrando o histórico de interação com o mesmo no ERP.
- Liderança: os líderes devem estar focado nas pessoas e nos processos, garantindo o melhor desempenho de todos. Uma ferramenta de comunicação centralizada promove o controle e a rastreabilidade da informação.
Após implementar o Sistema de Gestão da Qualidade, é possível conquistar o selo ISO 9001, formalizando todo o esforço dedicado a qualidade do serviço e da organização. Com isso, sua empresa torna-se ainda mais competitiva no mercado, garantindo entregas de alto padrão, além da satisfação de clientes e colaboradores.
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