Mundo ISP
Por: Querello Tenczna
O mercado de provedores de internet e telecom está passando por um momento de transformação, e não é só uma transformação de tecnologia, como sempre foi, mas também uma mudança no comportamento de contratação e manutenção dos bons profissionais.
As empresas, até recentemente, tinham como objetivo ampliar a rede consistentemente e criar uma equipe comercial ágil que fosse efetiva para vender os planos e serviços. E praticamente todos os ISP’s cresceram da mesma forma, com estratégias muito parecidas.
Porém com a grande oferta de produtos e serviços, principalmente nas regiões com grande densidade populacional, hoje os provedores de internet estão brigando na “unha” por cada cliente. Ou seja, a curva de crescimento da companhia já sofreu alterações, o número de ativações é mais próximo ao número de cancelamentos.
E a concorrência não é só por clientes, a concorrência é também pela escassez de bons profissionais no mercado.
É nesse momento de sobrevivência que somente as empresas melhor estruturadas continuam. E o que significa isso na prática? Dividiremos em dois tópicos:
- As empresas precisam se profissionalizar, investir em metodologia para contratação de bons profissionais e desenvolver uma estrutura para manter os profissionais formados pela própria companhia. Afinal, manter um bom profissional é muito mais “barato” que contratar e treinar um novo.
Cuidar de pessoas não é somente lembrar de aniversários e dar brindes em datas comemorativas, gestão de pessoas é muito mais que isso, é criar processos que facilitem os resultados do profissional, é proporcionar condições e qualidade de vida no ambiente de trabalho, dar perspectiva de crescimento e gerenciar por meio de liderança e comprometimento da diretoria.
Em uma governança tudo começa de cima para baixo, é cultural, é uma premissa da filosofia que qualquer empresa com postura corporativa deve ter, o líder é sempre o exemplo.
- As empresas precisam investir em engenharia de processos para melhorar sua performance com os resultados operacionais e reduzir os custos diretos e indiretos da operação e investir em gestão da qualidade para aumentar a satisfação do cliente. Com esses assuntos a ENG|Consult pode ajudar nesse processo.
Para se manter competitivo, o foco não é só ampliação de rede mas também investir pesado em pessoas qualificadas, cuidar desses profissionais e melhorar os processos operacionais.
Se o seu Provedor de Internet busca por diferenciação competitiva, entre em contato com a ENG | Consult. Somos especialistas na implementação de Sistema de Gestão da Qualidade e Engenharia de Processos para Provedores de Internet e Telecom.
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