O mercado de provedores de internet cresce em ritmo acelerado. Segundo a pesquisa TIC Provedores 2020, estima-se que haja mais de 12 mil provedores no Brasil. Destes, 90% oferecem fibra óptica. Um dos grandes desafios enfrentados nesse mercado é como se diferenciar da concorrência, sem perder qualidade e mantendo crescimento saudável. Nessa evolução, a gestão de processos é uma grande aliada
Gestão, engenharia ou inteligência de processos. Todos os termos designam os métodos e análises aplicados para padronizar atividades, rastrear informações e gerar indicadores. O maior objetivo ao implementar engenharia de processos é fazer mais com menos, ou seja, reduzir custos e dar mais agilidade à operação.
Por exemplo, após implementar a gestão de processos, um setor de atendimento ao cliente saberá exatamente qual caminho seguir para cada tipo de solicitação do cliente. Além disso, as informações estarão registradas e será possível entender que a maior demanda do setor é pedido por segunda via de boleto.
Antes de iniciar a implementação da gestão de processos, há alguns pilares que sustentam o sucesso do trabalho, que são:
- diretoria: deve estar aberta às mudanças.
- empresa: deve possuir uma política de melhoria contínua, ou seja, mesmo com os processos mapeados, eles precisarão de ajustes constantes.
- governança: organograma claro e funcional.
- equipe: deve estar engajada.
Com os pontos acima claros, podemos avançar para a implementação da engenharia de processos. Mas, como isso é feito? Vamos descobrir logo abaixo.
3 passos para implementar gestão de processos no Provedor
1. Mapear os processos da empresa
O primeiro passo é mapear todos os processos e atividades dentro da empresa, setor por setor. Aqui, é importante ter clareza sobre o organograma da empresa, ou seja, quais cargos e setores existem – e quem ocupa cada um deles.
2. Analisar cada processo e fazer as adequações
Com os processos mapeados, avançamos para a segunda etapa, que é a análise e adequação dos processos. Nessa fase é possível identificar os riscos, e tomar atitudes para reduzi-los.
3. Registrar em um sistema
Com processos bem consolidados, podemos extrair os indicadores operacionais e gerenciais. Mas, para isso, é preciso que todas as informações estejam registradas em um sistema, como um ERP. Além de registro, a ferramenta irá auxiliar no cumprimento dos processos, com SLA definidos, ou seja, o prazo para que cada etapa aconteça. Por fim, é feita a análise dos indicadores e traçado planos de melhoria.
Todos os passos são fundamentais e podem ser aplicados em qualquer provedor de internet, independente do tamanho. Quanto maior o volume de dados, ter tudo registrado – e rastreável – traz agilidade e segurança para a operação.
ERPVoalle e gestão de processos: como funciona?
A Eng Consult é uma consultoria independente, especialista no sistema de gestão ERPVoalle. Com ele, é possível implementar todas as etapas da gestão de processos, estruturando o processo por meio de solicitações, no Módulo Service Desk. Também, é possível:
- Parametrizar o sistema de acordo com as especificações do Provedor.
- Aplicar contexto e problema obrigatório, gerando indicadores.
- Definir SLA de atendimento para cada atividade.
- Vincular processos automáticos, dando mais agilidade.
- Aplicar checklist de abertura e fechamento do processo, garantindo que não falte nenhuma informação.
- Definir as equipes que participarão do processo.
Confira no vídeo abaixo a importância de realizar as parametrizações corretas, trabalhando com equipes e solicitações.
Se você quer saber como a ENG Consult pode ajudar seu Provedor, entre em contato com a gente!
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